Agentes comunitários de saúde do Mandacaru I, na zona rural de Juazeiro, participaram nesta quinta-feira (6) de uma capacitação, onde foi discutido um tema importante da saúde mental: inclusão dos agentes comunitários de saúde na assistência aos pacientes com sintomas depressivos.
A capacitação foi ministrada pela médica residente Bruna Silva Hoffmann, uma das quatro residentes na Unidade Básica de Saúde do Mandacaru I. “É importante esse momento porque a função do agente comunitário de saúde é desenvolver atividades de promoção da saúde, de prevenção das doenças e de agravos, e de vigilância em saúde, por meio de visitas domiciliares e de ações educativas individuais e coletivas nos domicílios e na comunidade. É a primeira porta de informação sobre qualquer problema do paciente,” explicou a diretora de apoio técnico da Atenção Básica, Thaíse Pereira.
Maria Angelita, agente comunitária de saúde no Mandacaru I há 21 anos, aproveitou bastante as informações recebidas. “É um trabalho de grande importância, pois é um tema pertinente no mundo e nos ajudará a desenvolver nossas atividades com mais segurança”, ressaltou.
Outros cursos
No mês de maio a Sesau está promovendo diversos capacitações e oficinas de humanização, inclusive em outras secretarias, a exemplo da atualização farmacêutica, a oficina de humanização “tecendo cuidados” para a guarda municipal e o projeto “bem cuidar”, para os profissionais que atuam no Hospital Materno Infantil de Juazeiro.