O chocolate é um alimento tão querido, que hoje, 7 de julho, o dia é dedicado a ele no mundo todo. Não se sabe o motivo da escolha da data que marca o Dia Mundial do Chocolate, no entanto, acredita-se que define a introdução do chocolate na Europa, isso por volta do século XV.
O chocolate é oriundo do Cacau e não é só gostoso, também traz benefícios para a nossa saúde se consumido com moderação. “O chocolate é rico em antioxidantes, magnésio, cafeína, flavonoides, substâncias que ajudam a prevenir o envelhecimento precoce, aumentam a termogênese auxiliando nos processos de emagrecimento, na concentração, no controle do colesterol e melhoram o humor”, ressalta a Dra. Carol Couto, médica com atendimento voltado para o emagrecimento.
Quem está em fase de reeducação alimentar tem muito receio de consumir o chocolate, mas não deveria, já que o chocolate é um alimento rico em nutrientes e que quando bem escolhido pode auxiliar nos processos de emagrecimento.
Segundo a Dra. Carol Couto, o cacau do chocolate é o responsável por proporcionar as propriedades que ajudam a emagrecer, por isso, quanto maior o teor de cacau, maiores são os benefícios, assim o ideal é comer chocolate amargo ou meio amargo. Ela recomenda que seja preferível o chocolate 70% e coma com moderação, pois em excesso, pode provocar um acúmulo indesejável de gordura. Para quem está de dieta, a orientação é evitar o chocolate branco, por exemplo, pois ele não contém cacau, sendo composto geralmente por manteiga de cacau, açúcar e leite.
Emagrecer mantendo o consumo de chocolate requer outros comportamentos que auxiliam na perda de gordura, como seguir uma dieta balanceada sem exageros, e praticar atividade física regular. “Para aproveitar melhor os benefícios, a dica é comer o chocolate após o café da manhã ou no começo da tarde, após o almoço para que as calorias ingeridas possam ser gastas mais facilmente no decorrer do dia”, orienta a Dra. Carol Couto.