Das sete medalhas deouros do Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio até agora, três foram conquistados por baianos, com Ana Marcela (maratona aquática), Isaquias Queiroz (Canoagem) e Hebert Conceição (Boxe) subindo ao lugar mais alto do pódio. O grande desempenho de atletas da boa terra atiçou a criatividade da internet, com memes sobre o tema envoltos de bom humor viralizando. Na madrugada de domingo, a Bahia ainda pode conseguir mais um ouro no boxe feminino com Bia Ferreira, que disputa a final do peso leve.
Os três medalhistas da Bahia conseguiram o ouro, o que na contagem das Oimpíadas pesa mais (um senso comum contabilizar assim, já que não existe contagem oficial). Se fosse independente, a Bahia estaria, no momento, atrás apenas do Brasil na América do Sul. Outros países que ficariam para trás são Portugal e Espanha.
Com o desempenho histórico, as redes sociais foram entupidas com demostrações de afeto à Bahia e com brincadeiras sugerindo uma separação do Brasil para criar um Comitê Olímpico Baiano (que pode ser carinhosamente batizado de COB ou COBA).